Saiba o que é feedback de cliente e para que serve esse recurso

Você já pensou sobre o que é feedback de cliente e como isso é fundamental para o sucesso do seu negócio? Nesse processo, o consumidor avalia os seus produtos e serviços e elogia ou crítica a experiência de sua empresa.

 

Ou seja, para quem quer clientes e uma imagem da empresa, saber a opinião de outros olhos é de suma importância . Além disso, quando entendemos o que é feedback de cliente podemos ser mais assertivos dentro da empresa.

Quer saber mais sobre o que é feedback de cliente? Continue a leitura do nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

 

O que é feedback de cliente?

Resumidamente, o feedback do cliente é a opinião dele sobre a experiência com a sua empresa . Esse retorno pode englobar:

  • a qualidade do produto ou do serviço comprador;
  • o que o consumidor pensa sobre a sua marca;
  • o preço;
  • o atendimento recebido.

 

É essencial dar atenção especial ao atendimento. Afinal, 8 em cada 10 consumidores pagariam mais caro para uma empresa que oferece um ótimo atendimento.

Por isso, entenda que o feedback do cliente pode alavancar o seu negócio . Com essas informações sobre a opinião do consumidor, você pode perceber que existe alguma insatisfação relacionada ao seu atendimento. Assim, é possível providenciar mudanças para resolver a questão.

Pensando nisso, uma empresa investe em configurações reais. Dessa forma, conquiste mais clientes e aumente a margem de lucro. Portanto, a coleta do feedback dos clientes está diretamente relacionada às ações estratégicas que sua empresa precisa implementar para ter sucesso.

 

Por que o feedback do cliente é importante?

Com a concorrência crescendo a cada dia, dar importância à opinião do cliente é fundamental para o sucesso do negócio. Podemos inclusive falar que é tão essencial quanto qualidade e preço dos produtos e serviços.

Promova experiências cada vez melhores para os consumidores consistentes nas melhores formas de fidelizar e conseguir mais clientes. Um modo de fazer isso é tirar o melhor proveito do feedback do cliente. 

Muitas dúvidas em retorno por empresas de experiências possíveis. Mas é preciso pensar nesse processo como uma maneira de trabalhar o crescimento de um negócio.

O entendimento do feedback do cliente é crucial para identificar pontos de melhoria . Ele possibilita, nesse sentido, insights para oferecer produtos, serviços e atendimento de qualidade. Isso vai fazer com que sua empresa atenda às demandas e expectativas dos consumidores.

 

Como funciona o feedback do cliente?

Esse retorno é parte indispensável do trabalho pós-venda , visto que o relacionamento com o cliente não termina após a entrega do produto ou serviço. Com essa procedimento, a empresa pode dar diretrizes para melhorar os serviços e seus serviços. Vamos agora entender sobre como funciona a coleta de feedback de clientes.

 

Pesquisa NPS (Net Promoter Score)

Essa pesquisa mede a probabilidade de os clientes recomendarem seus produtos e serviços para outras pessoas. Em uma escala de 10 a 10, o consumidor tem a chance de responder :

  • Zero: chances de controle.
  • Dez: com certeza recomendará a empresa.

 

Na avaliação do resultado, é interessante uma média das notas através destas referências:

  • Notas de 0 a 6 são os clientes insatisfeitos, que não indicam a empresa e ainda podem falar mal dela.
  • Notas 7 e 8 são clientes neutros, que podem migrar para concorrentes.
  • Notas 9 e 10 são clientes promotores, ou seja, com alto potencial de indicação para outros clientes potenciais. 

 

Outra boa forma de usar esse feedback do cliente é entrar em contato com uma pessoa que deu uma nota muito baixa. Identifique pontos que precisam de melhorias, como a demonstração de um produto ou o atendimento telefônico.

 

CSAT (Pontuação de Satisfação do Cliente)

Esse recurso de feedback mede a satisfação do cliente em relação às etapas da jornada – ou seja, nos momentos em que o consumidor esteve em contato com a empresa. Ou seja, é possível entender o nível de satisfação com:

  • um atendimento que acabou de receber;
  • o tempo de entrega;
  • os resultados obtidos com a solução adquirida.

 

Nessa pesquisa, os clientes podem dar notas de 1 a 5 , em que 1 é “totalmente insatisfeito”, e 5, “totalmente satisfeito”. Seja para enviar uma pesquisa NPS, seja para calcular o CSAT, é possível usar as ferramentas como:

  • o e-mail;
  • redes sociais;
  • mensagens por SMS;
  • bater papo;
  • relação.

 

Conclusão

Saber o que é feedback de cliente – e principalmente informações para aprimorar o processo de negócio é fundamental! Por isso, nunca pense nessa pesquisa como algo negativo. Invista em saber a opinião das pessoas sobre o seu produto ou serviço e utilize isso para melhoria contínua.

Em outras palavras, como experiências coexistem com o cliente perfeito, por exemplo, é mais diferente de todas elas porque uma visão de conformidade de qualidade e muito mais profunda ao passo em que vivencia uma experiência feita por uma pessoa treinada para uma experiência. 

Com o programa de configuração de cliente perfeito pode ser bem construído, com projeto de projeto em cima perfeito, como medidas de projeto em cima que devem refletir sobre a perfeição.

 

Desse modo, acesse o site e saiba como OnYou pode ajudar a uma opinião dos consumidores sobre seu negócio.